FAQ

Esclareça suas dúvidas com base nas perguntas que nos foram feitas. 

1. Como faço para adquirir um pecúlio ou seguro da Equatorial?

Você pode entrar em contato com nossa matriz, escritório e representantes credenciados à Equatorial, mais perto de sua região, para mais informações. Os telefones estão disponíveis no menu "ONDE ESTAMOS” de nossa página.


2. Qual a documentação necessária para a solicitação de um benefício de MICROSSEGUROS?

Solicitar a abertura do sinistro/benefício através da Central de Atendimento - 0800 644 0144, ou através dao contato na Matriz da Equatorial.

No caso de Morte Natural/Acidental

a) Aviso de sinistro;
b) Certidão de óbito do segurado;
c) Boletim de ocorrência, se for o caso;
d) Documento de identificação dos beneficiários;
e) Carteira nacional de habilitação(CNH), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado;

No caso de Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)

a) Aviso de sinistro;
b) Boletim de ocorrência, se for o caso;
c) Documento de identificação do segurado;
d) Carteira nacional de habilitação(CNH), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado;
e) Relatório ou laudo preenchido pelo profissional habilitado que prestou o atendimento, com as especificações técnicas, diagnósticos necessários e a data da invalidez.

No caso de Reembolso de Despesas com o Funeral (RF):

a) Aviso de sinistro;
b) Certidão de óbito do segurado;
c) Notas fiscais e outros comprovantes originais das despesas efetuadas com o funeral do segurado;
d) Documento de identificação daquele(s) que realizar(em) as despesas.


3. Qual a documentação necessária para a solicitação de um benefício previdenciário de Pecúlio?

a) Documento de Identidade do participante;
b) Certidão de Óbito do participante;
c) Documento de Identidade, Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento e CPF dos beneficiários e do(s) representante(s) legal(is), se for o caso;
d) Boletim de Ocorrência Policial e Laudo de Necropsia do Instituto Médico Legal, se for o caso;
e) Laudo do médico assistente do participante.


4. Qual o prazo para receber a indenização?

A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a trinta dias para Pecúlios e não superior a 10 dias para Microsseguros, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado. A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, sendo reiniciada, de quando havia parado, a partir do cumprimento das exigências pelo segurado.


5. O que eu posso fazer, pois não tenho condições financeiras para continuar pagando o meu plano?

Você pode reduzir o valor da contribuição e/ou prêmio. Ressaltamos que o valor do benefício também será reduzido, proporcionalmente. Para isso, você deverá encaminhar carta de próprio punho com a solicitação, constando:

- Nome completo;
- CPF;
- Assinatura do segurado;
- Cópia do contracheque;
- Cópia do RG.


6. Como devo proceder para solicitar resgate?

Este(s) plano(s) de pecúlio e seguro são estruturados no regime financeiro de repartição simples e devido à natureza deste regime, não é devida a concessão de resgate, saldamento ou devolução de quaisquer prêmios pagos, uma vez que cada pagamento é destinado a custear o risco inerente à indenização no período.


7. Não havendo nomeação de beneficiário na apólice de seguro ou no Pecúlio, qual o procedimento a ser seguido à época do pagamento da indenização?

Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária. Na falta destes, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência.

Para solicitar a renomeação dos beneficiários é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento através do 0800 644 0144 e solicitar o Formulário de Alteração de Beneficiários. O mesmo deverá ser encaminhado junto com a cópia do RG e contracheque do segurado, para:

- Equatorial – Setor de Benefícios
- Av. Paranaíba, 538 – Centro – Goiânia – GO – CEP: 74.020-010


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